quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CIGARRO E FUMAÇA, DOIS INGREDIENTES NOCIVOS A SOCIEDADE. É o que mostra a Organização Mundial da Saúde


Em vigor há um ano, é positivo o balanço da Lei municipal 2.129/09 do município de Itabuna que proíbe o fumo em espaços públicos e privados. Diferente do que se pensavam os donos de estabelecimentos que com a proibição diminuiria a procura aos espaços de lazer e conseqüentemente a falências e demissões no setor, o que temos visto é uma reeducação da sociedade quanto ao uso do tabaco. Espaços lotados e pessoas mais humanizadas e conscientes sobre os malefícios que o cigarro provoca para aqueles que não fumam.

Segundo estudos realizados pela UNICAMP, a fumaça é mais letal para quem ingere do que para quem é fumante ativo e por isso é sempre oportuno dizer que ela representa um dos mais graves problemas sanitários da humanidade. A organização Mundial da saúde (OMS) estima que o tabagismo provoque, a cada ano, em escala global, a morte de 5,4 milhões de pessoas. É mais do que a AIDS (2 milhões), o álcool (1,8 milhões) e a malária ( 1 milhão) juntos.

O quadro problematizado dessa droga legalizada suscita diversos questionamentos para educação da região sul da Bahia, Após a lei os estabelecimentos adequaram seus espaço para os fumantes? Quantas pessoas morrem na região sul da Bahia proveniente do tabaco? Aguardo interações e debates em rede, vamos às discussões!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário