terça-feira, 31 de agosto de 2010

AULA CRONOMETRADA!!!

Professora do do Estado do Paraná, Ms. em Letras e Mestranda em Leitura e Cognição, indignada com matéria publicada na Revista Veja edição nº 2.170 de 23/06/2010, assinada pela jornalista Roberta de Abreu Lima, intitulada “Aula Cronometrada”, encaminhou uma carta com críticas contundentes a referida Revista.

Trata-se de um estudo que está sendo realizado nas escolas brasileiras para analisar o aproveitamento das aulas. O resultado para alguns pode ser espantoso, em Minas, primeiro estado a adotar o método em 2009, os cronômetros expuseram que as aulas monótonas baseadas na velha lousa, um terço do tempo se esvai com a indisciplina e a desatenção dos alunos. Equivale a 56 dias inteiros perdidos num só ano letivo. A professora deixa claro em seu documento que ver com pesar os argumentos utilizadas na matéria para explicar as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador. Acesse AQUI e veja a carta encaminhada a Revista Veja na íntegra.

Um comentário:

  1. Li a carta da Professora Nelma Pimenta Cruz sobre a matéria publicada na Revista Veja edição nº 2.170 de 23/06/2010.
    Fique sem palavras diante da matéria que li no http://veja.abril.com.br/230610/aula-cronometrada-p-122.shtml.
    Todas as resposta dadas pela professora são dignas de respeito . Eu acrescentaria muito mais itens, chegando a comprovar que o problema não está na formação profissional, como cita a matéria.
    Quando paramos uma aula ou parte dela é para resolver problemas sociais Ed que na verdade não chamo de parar e sim de aproveitar o problema que surge para falarmos de respeito, dignidade, formação da personalidade, caráter, democracia, liberdade de expressão, importância dos estudos etc.
    Eu estou sempre conversando com meus alunos do Ensino médio e firmando o desejo de que em cada sala tivesse uma câmara para provar a minha vontade de que meu aluno estude , participe, compreenda, tire dúvidas........enfim construa seu conhecimento tornando-se um cidadão crítico e responsável.
    Parece até engraçado partes do texto: [...] professores se revelam incapazes......... alunos repletos de estímulos........kaakaakaakaka
    Professor não é um simples orientador, mediador, educador etc. ele alem de tudo isto é: psicólogo, pai, mãe; irmão, amigo e muitas outras profissionais que exerce além de ser malabarista. Fala sério. Tudo isto é para não pagar um salário digno que merecemos?

    ResponderExcluir