Mais uma boa oportunidade para os professores da Rede Pública de Ensino que buscam capacitação. Já se encontram abertas as inscrições do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O curso é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Justiça e o Ministério da Educação, sendo executado pela Universidade de Brasília (UnB). A finalidade do curso é desenvolver programas de prevenção do uso de drogas e de outros comportamentos de risco no contexto da escola e, nesta oferta de 2010, estão abertas 25 mil vagas para todo o Brasil. O curso será oferecido em modalidade a distância, com atividades distribuídas em 04 (quatro) módulos, em carga horária total de 120 horas distribuídas em 04 (quatro) meses com dedicação mínima de 06 horas semanais. Para obter maiores informações, conteúdo programático, inscrição, tutoria e contato clique AQUI. Fonte disponível em: http://www.cursoeducadores.senad.gov.br/
Professora do do Estado do Paraná, Ms. em Letras e Mestranda em Leitura e Cognição, indignada com matéria publicada na Revista Veja edição nº 2.170 de 23/06/2010, assinada pela jornalista Roberta de Abreu Lima, intitulada “Aula Cronometrada”, encaminhou uma carta com críticas contundentes a referida Revista.
Trata-se de um estudo que está sendo realizado nas escolas brasileiras para analisar o aproveitamento das aulas. O resultado para alguns pode ser espantoso, em Minas, primeiro estado a adotar o método em 2009, os cronômetros expuseram que as aulas monótonas baseadas na velha lousa, um terço do tempo se esvai com a indisciplina e a desatenção dos alunos. Equivale a 56 dias inteiros perdidos num só ano letivo. A professora deixa claro em seu documento que ver com pesar os argumentos utilizadas na matéria para explicar as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador. Acesse AQUI e veja a carta encaminhada a Revista Veja na íntegra.
O curso Monitor Educacional no município de Santa Luzia deu o que falar. Laboratório montado, sala estruturada, computadores funcionando e plugados na internet banda larga fizeram com que a multiplicadora tutora do curso, Saionara Santos, trabalhasse com entusiasmoe interessenas tecnologias educativas. Nos dois encontros no Colégio Estadual Jorge Amado a tutora explorou assuntos que foram desdea importância da Tv pendrive na sala de aula como a sua utilização. O NTE 05 espera que a partir da capacitação os professores utilizem a ferramenta das TICs no desenvolvimento pedagógico das atividades escolares. Vejam algumas fotos AQUI.
Uma boa pedida é a leitura da matéria produzida por Katherine Noyes, da PC World/EUA, a autora aborda as concepções difundidas sobre o Linux, comparando-o a outros sistemas operacionais e desfazendo equívocos. Vale à pena ler na íntegra! Confira AQUI .
ATENÇÃO!!!! Sequestraram alguns alunos do curso Produção de Audiovisual!! Quem tiver informações do caso, avisa aeeeeee!!!!!!! Para ouvir a notícia clique na seta pra direita abaixo e espere carregar...
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional - PROINFO tem como meta incentivar o uso pedagógico das TIC no ambiente escolar. Sendo assim, distribui laboratórios de informática para as escolas da rede estadual de ensino, tanto para as unidades escolares situadas na zona urbana quanto rural.
Inicialmente, as escolas são pré-selecionadas pela equipe Proinfo do Ministério da Educação através de cotas, cabendo à Coordenação Estadual do Proinfo incluir - no sistema do MEC (SIGETEC) - as informações necessárias para que as escolas recebam um laboratório de informática PROINFO. Caso deseje saber se a sua escola consta na nova cota PROINFO, entre em contato com a CTE através dos telefones de contato (71) 3116-9064 / 9065.
Caso sua escola esteja pré-selecionada, envie para o e-mail cteproinfo@yahoo.com.br três fotos da unidade escolar, sendo uma foto da fachada da escola, em que apareça o nome da escola, e duas fotos da sala que irá funcionar ou que funciona o laboratório de informática. Essas últimas devem mostrar a dimensão da sala, que existe uma única saída, janelas e portas protegidas e a infraestrutura mínima.
O prazo para o envio das informações é 02 de setembro de 2010.
O Grupo de Estudo Libras em Contexto finalizou mais um encontro com o registro de muita produção e motivação dos seus pares. Os encontros do Grupo de Estudo acontecem sempre as quartas e sextas, da primeira e da segunda quinzena de cada mês nas dependências do CAP - Centro de apoio Pedagógico Grapiúna Eraldo Tinoco, espaço onde funcionava o Colégio Erado Tinôco. Segundo a Multiplicadora profª Maria Helena Dutra, “os encontros permitem que os participantes possam assistir aula de Vídeo – DVD do Projeto Comunicar e também participarem de aulas práticas com base na vídeo-aula, sendo possível estudar a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e socializar os conhecimentos na interação com os demais colegas”, e finaliza sua fala enfatizando que “ tem sido muito proveitoso e de fácil acessibilidade o desafio de estudar a Língua Brasileira de Sinais”. Veja algumas fotos dos encontros clicando AQUI.
A notícia chega num momento em que muitos professores da Rede Estadual de Ensino estão sendo capacitados nos diversos cursos oferecidos pelos NTEs, principalmente na produção de áudios e vídeos, hipertextos, etc..., cujo objetivo é preparar os professores para os desafios na utilização das novas TICs na sua prática pedagógica, tornando professores e alunos autores e, que esse processo se repercuta na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem no cotidiano escolar.
Uma das ferramentas aliadas nesse processo é justamente a internet, que está sendo melhorada inicialmente, para oito municípios baianos beneficiados pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNLB).
O município de Itabuna está entre os 100 em todo o país que terá o acesso à internet rápida até o final deste ano. Além do município grapiúna, serão também beneficiadas as cidades de Barro Preto, Camaçari, Eunápolis, Feira Santana, Governador Mangabeira, Muritiba e Presidente Tancredo Neves e até o final de 2011, mais 1.063 cidades serão atendidas e o país atingirá a universalização da banda larga até o final de 2014.
Confira a lista das 100 primeiras cidades do Programa Nacional de Banda Larga clicando AQUI.