sexta-feira, 29 de abril de 2011

MULTIPLICADORES DO NTE-05 RECEBEM LAPTOPS DO Projeto UCA


Em reunião pedagógica do Núcleo de Tecnologia Educacional de Itabuna - NTE-05, as Multiplicadoras Gizéĺia Bertoldo, Saionara Santos e Maristela Midlej, responsáveis pela formação dos professores no Projeto UCA, fizeram uma apresentação do Projeto contemplado em duas Escolas localizadas nos municípios de Itabuna e de Barro Preto. Na oportunidade, a educadora Juliana Bráia, Coordenadora do NTE-05, distribuiu 10 (dez) leptops aos Professores Multiplicadores do Núcleo (VEJA AQUI), convidando-os a se engajarem no Projeto e contribuirem com os professores e alunos das respectivas escolas.

O Projeto UCA é uma iniciativa do Governo Federal que visa distribuir a cada estudante da Rede Pública do Ensino Básico Brasileiro um laptop voltado à educação. A intenção do Programa é inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação no país. É preciso preparar desde já os alunos para serem agentes criativos. Dentro desse contexto, acredita-se que o laptop seja uma ferramenta fundamental, já que auxilia o aprendiz na criação e compartilhamento do conhecimento, através da interação na rede tecnológica. A constante troca de experiências e informações entre os próprios alunos e entre as crianças e suas comunidades poderá aproximar Escola e Comunidade, motivando os alunos a produzir conhecimento.

Objetivos do Projeto UCA:

· Mudar o paradigma educacional (ajudar a introduzir mudanças pedagógicas na educação).

· Promover a inclusão digital

· Incrementar o sistema de produção de TIC (laptop deve ser construído no Brasil).

Saiba mais... Projeto UCA – Governo Federal : http://www.uca.gov.br

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA LANÇA EDITAL DE PROJETOS NA ÁREA DE CULTURA DIGITAL



A Fundação Telefônica lançou o seu primeiro edital para seleção de projetos na área cultural. O objetivo é apoiar iniciativas que beneficiem crianças e adolescentes de modo a democratizar o acesso à cultura digital, bem como promover o protagonismo juvenil, incentivando tanto o consumo quanto a produção de obras e conteúdos em meios digitais. As inscrições estarão abertas até 30 de junho.

O edital vai selecionar projetos e artistas vinculados à tecnologia, que sejam inovadores em termos de linguagem, interatividade, criatividade ou forma de distribuição de seus conteúdos. A apresentação de propostas ou contrapartidas educativas, que promovam o acesso à cultura digital e o protagonismo sociocultural do público infantil, adolescente e jovem, será especialmente valorizada durante a seleção.

As inscrições deverão ser feitas acessando o site da fundação (clique AQUI) vale lembrar que são gratuitas. Poderão ser inscritos projetos de pequeno, médio e grande porte, que solicitem um valor de até R$ 500 mil, cuja data de realização seja entre julho de 2011 e junho de 2012.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

AUDIOTECA PRODUZ E EMPRESTA AUDIOLIVROS GRATUITAMENTE








A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos,que produz e empresta livros falados (audiolivros). Os AUDIOLIVROS são livros que alcançam cegos e deficientes visuais, (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita.

Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas
corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale dessa oportunidade. DIVULGUE!

Após associar-se gratuitamente, os pedidos podem ser feitos por e-mail, carta, telefone ou pessoalmente na sede da Audioteca. Os livros solicitados poderão ser retirados na Audioteca pelo associado ou pessoa por ele autorizada, ou remetidos para a residência do mesmo por “cecograma", um serviço gratuito dos Correios e Telégrafos. A devolução deve ser feita pelo mesmo processo. Para maiores informações clique AQUI e acesse o site da Instituição.

Créditos: Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz

ATENÇÃO EDUCADORES E ESTUDANTES: Concurso vai premiar projetos com dicas para o uso ético e seguro da internet e das TICs


Foram prorrogadas as inscrições para o Concurso InterNética, promovido pela Safernet e Childhood Brasil. Dia 29 de abril é a nova data limite para que educadores e alunos possam enviar seus projetos. O Concurso InterNética é voltado para fomentar o debate sobre o uso ético e seguro da Internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Dividido em duas categorias, educadores e estudantes podem mandar sugestões de campanhas, planos de aulas e mini-dicas de prevenção com os temas: Ética no Uso das TICs; Cidadania no Ciberespaço; Sexualidade online; Segurança na Internet.

Os projetos inscritos podem utilizar recursos como áudio, vídeos, desenhos, animações, dinâmicas. Podem participar estudantes e educadores sociais que tenha vínculos com alguma instituição de ensino formal ou espaços alternativos de aprendizado da Sociedade Civil Organizada, Centros de Inclusão Digital, Lan Houses, Institutos ou Fundações. O Concurso InterNética é Nacional e premiará com Netbooks, Máquinas Fotográficas, MP4 e Pen Drives os melhores projetos inscritos, além de publicar os materiais em um Kit com recursos pedagógicos de referência para ser distribuído em escolas de todo o Brasil. Para maiores informações, confira o edital do concurso em www.safernet.org.br/concurso ou entre em contato pelo e-mail: concursos@safernet.org.br


quarta-feira, 27 de abril de 2011

ITABUNA GANHA SEGUNDA ACADEMIA DE LETRAS

Imagem: google.com.br

Depois de esperar mais de 30 anos, Itabuna ganha em menos de trinta dias a segunda academia de letras, que tem o nome de Academia de Letras de Itabuna – ALITA – e como patrono o romancista Adonias Filho. A nova entidade literária e cultural foi fundada pelos escritores, poetas, professores universitários e juristas, Ary Quadros Teixeira, Carlos Eduardo Lima Passos da Silva, Cyro Pereira de Mattos, Dinalva Melo do Nascimento, Maria Genny Xavier Conceição, Gustavo Fernando Veloso Menezes, Lourdes Bertol Rocha, Marcos Antônio Santos Bandeira, Marialda Jovita Silveira, Maria Luiza Nora de Andrade, Rilvan Batista de Santana, Ruy do Carmo Póvoas, Sione Maria Porto de Oliveira e Sônia Carvalho Maron.

Reunidos na sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, FICC, os 15 membros fundadores da ALITA elegeram a seguinte diretoria: Presidente: Marcos Antônio Santos Bandeira; Vice-Presidente: Sônia Carvalho de Almeida Maron; 1ª. Secretária: Lourdes Bertol Rocha; 2.o Secretário: Antônio Laranjeira Barbosa; 1.o Tesoureiro: Gustavo Fernando Veloso Menezes; 2.o Tesoureiro: Rilvan Batista de Santana; Diretor da Biblioteca: Cyro Pereira de Mattos; Diretor da Revista: Ruy do Carmo Póvoas; Diretor de Arquivo: Carlos Eduardo Lima Passos da Silva; Diretora de Projetos e Pesquisa: Dinalva Melo do Nascimento; Diretora de Ações Culturais: Maria Genny Xavier Conceição e Diretora de Comunicação: Sione Maria Porto de Oliveira.

Créditos: Anderson de Melo Silva

CineMULTI – ITACARÉ RECEBE SUA PRIMEIRA MOSTRA DE CINEMA CULTURAL




De 30 de abril a 29 de maio, Itacaré receberá a sua primeira mostra de cinema cultural, com apresentação de 23 curtas e 10 longas metragens, distribuídos durante cinco finais de semana, em vários pontos da cidade.

Porto de Trás, Bairro Santo Antônio, Passagem, Praça da Mangueira e Taboquinhas irão receber um público interessado em descobrir, debater e curtir algumas das melhores produções brasileiras da atualidade.

Todas as exibições da Mostra Cinemulti serão gratuitas, e ao final das projeções haverá bate papo com os diretores, produtores e atores dos filmes exibidos. Durante o evento serão oferecidas ainda 80 vagas para jovens da comunidade, em cinco oficinas de capacitação em audiovisual em introdução ao roteiro, produção em audiovisual, operação de câmera, edição de imagens e elaboração de projetos audiovisuais. As aulas serão ministradas por profissionais de cinema, como a jornalista e cineasta Ceci Alves e o produtor cinematográfico Rafael Salazar. Os participantes aprendem técnicas básicas de roteiro, noções introdutórias de fotografia cinematográfica e as bases conceituais para criar projetos audiovisuais.

Confira AQUI toda a programação deste evento.


Créditos: Anderson de Melo Silva

terça-feira, 26 de abril de 2011

PREMIAÇÃO PARA PROFESSORES E ALUNOS QUE UTILIZAM AS TICs EM SALA DE AULA



Você já se inscreveu no Prêmio Internacional EducaRede, promovido pela Fundação Telefônica? Podem participar professores e alunos ou somente professores, dependendo do projeto.

O prazo final de inscrição já está chegando, vai até o dia 2 de maio. Depois de inscrito, você tem até o dia 6 de junho para desenvolver o seu projeto.

O Prêmio Internacional EducaRede busca fomentar o trabalho em equipe no uso das TIC na sala de aula. Poderão concorrer trabalhos criados com qualquer tipo de ferramenta pedagógica: blogs, wikis, trabalhos com Google docs, canais de podcast ou de YouTube, além de usos didáticos das redes sociais e mais.

Com a premiação, todo o mundo pode ganhar: a escola, o professor e o aluno. As escolas, por exemplo, podem receber projetores, notebooks, lousa digital e Tablet PC, entre outros equipamentos. Já os professores receberão Tablet, Ebook reader, escâner portátil, vídeo-câmera digital e reprodutor de DVD portátil, enquanto os alunos ganharão prêmios como caneta e câmera digital, aparelhos de MP4, entre outros.

O Prêmio Internacional EducaRede tem a finalidade de promover o uso pedagógico das TIC, buscar conscientizar a comunidade educativa sobre o valor potencial destas tecnologias, colocar a seu alcance iniciativas e atividades relacionadas com esses objetivos e reconhecer o esforço do professorado por introduzi-las nos processos de ensino e aprendizagem.

Saiba como participar acessando a página do Prêmio www.educared.org/premiointernacional. No site, estão disponibilizados vídeos explicativos sobre o processo de participação. Acesse o regulamento, assista aos videotutoriais, dê uma olhadinha nos prêmios, forme a sua equipe e participe!

UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA PRODUÇÃO CIENTÍFICA


A Associação Transparência Municipal – ATM e a Associação Brasileira de Municípios – ABM convidam os interessados a participar do I Concurso de Monografias sobre transparência pública, combate à corrupção e política pública de transparência administrativa e seus instrumentos, lançado em comemoração ao terceiro aniversário de fundação da Associação Transparência Municipal - ATM e do sexagésimo quinto aniversário da Associação Brasileira de Municípios – ABM.
O concurso objetiva incentivar a produção de conhecimentos sobre os temas e, dessa forma, propor à sociedade formas de aumentar a Transparência Pública, promover o Combate a Corrupção e fomentar uma Política Pública de Transparência Administrativa.
As inscrições poderão ser feitas de 8 de abril até 8 de agosto de 2011, no sítio oficial do I Concurso de Monografias http://www.eventos.tmunicipal.org.br/cm, pelo preenchimento de formulário eletrônico.
Para ter acesso ao edital e o regulamento do concurso clique AQUI.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FÓRUM MUNDIAL DISCUTE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E APRESENTA O FUTURO DA ESCOLA

Clique na imagem para ampliar



Como será o futuro da escola? Como gerar e implementar soluções acessíveis e de alta qualidade ao ensino? Essas e outras perguntas sobre o futuro educacional no Brasil e as tendências mundiais serão respondidas entre os dias 10 e 12 de maio, na Interdidática 2011 – Feira Internacional de Tecnologia Educacional e Formação.

Entre as atrações do evento, destaca-se o Fórum Internacional de Tecnologia Educacional, que abordará dois temas centrais: Nova Aprendizagem e Inovação na Educação com as TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação.

Dividido em 3 painéis (Pedagogia, Comunidade e Organizacional), realizados nos períodos da manhã e tarde, o Fórum reunirá especialistas do Brasil e do mundo para apresentarem estudos, projetos e metodologias pioneiras sobre a inserção de novos recursos tecnológicos e também de comunicação nos processos de ensino-aprendizagem.

Articulado em conceitos e exigências internacionais, o Fórum discute a implementação de novas tecnologias no dia a dia do ambiente escolar, aprimorando a formação continuada dos professores, além de interagir de forma mais dinâmica, versátil e pontual ao conhecimento do aluno.

Para maiores informações sobre o evento clique AQUI.

PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO/TV ESCOLA (MEC) – exibirá série “Cibercultura: o que muda na educação”







Na semana de 25 a 29 de abril, o programa Salto para o Futuro/TV Escola (MEC) exibirá a série inédita “Cibercultura: o que muda na educação”, sob a consultoria de Edméa Santos (PROPED-UERJ).

A série visa analisar as mudanças que ocorrem e/ou poderão ocorrer nas práticas curriculares em conexão com a cibercultura. Ao longo dos programas, serão discutidas as práticas de Educação a Distância mediadas por tecnologias digitais em rede e pela produção cultural gerada por estas interfaces no ciberespaço e nas cidades.

Estes são os três eixos temáticos propostos para a série:

EAD - antes e depois da cibercultura; A pesquisa e a cibercultura como fundamentos para a docência online; O currículo multirreferencial: outros espaços-tempos para a educação online. PGM 1: EAD: antes e depois da cibercultura; PGM 2: A docência online;PGM 3: Currículo multirreferencial; PGM 4: Outros olhares sobre cibercultura e educação; PGM 5: Cibercultura e educação em debate.

Confira no programa (clique AQUI), um pouco da História da Educação a Distância no Brasil, as primeiras experiências, o ensino por correspondência e como as tecnologias continuam presentes na educação. Em entrevista, João Vianey nos fala sobre o conceito atual de Educação a distância, quais os desafios dessa modalidade e o que determina a legislação. Ivana Bentes (ECO/UFRJ) e André Lemos abordam a relação entre Educação a distância e Cibercultura. E na Escola Municipal José Francisco Nunes, em Itapicuru–Irecê/BA, uma experiência da Rede de Intercâmbio de produção educativa. Finalizamos o programa com a entrevista da consultora da série Edméa Santos.

No segundo programa, o foco está na pesquisa e na cibercultura como fundamentos para docência on line; o papel do docente na EAD e as demandas trazidas pela cibercultura. Marco Sil va (UERJ) comenta uma pesquisa interinstitucional que coordenou para produção de conteúdos para formação de professores para docência on line. Em Salvador, gravamos experiências do NTE 16 e da Escola Aristides de Souza de Oliveira sobre a formação de professores via cursos online. Simone Lucena (NTE Salvador) destaca o potencial da educação online para formação de professores da educação básica. Maria Tereza Freitas (UFJF) encerra o programa falando sobre Tecnologia como linguagem.

O terceiro programa apresenta diferentes experiências que têm como base o Currículo Multirreferencial, como um projeto sobre Tabuleiros digitais, no município de Irecê. Roberto Sidney Macedo e Teresinha Fróes (UFBA) conceituam o Currículo Multirreferencial; a professora Lynn Alves (UNEB) mostra o trabalho no laboratório de jogos eletrônicos e Educação online. Na Escola Municipal Antonio Euzébio, foi feito o registro de atividades com games e com a professora Nicia Ricc io (UFBA); conhecemos o Curso Moddle, um curso de formação de professores do Ensino Superior para trabalhar com ambientes virtuais de aprendizagem.

Completando o programa, será exibida uma entrevista com Nelson Pretto (UFBA). Já no programa quatro, serão entrevistadas: Margareth Olegário – o uso da informática educativa na prática pedagógica com alunos cegos; Rachel Colacique – acessibilidade para surdos e o desafio da docência online; Valéria de Oliveira – acessibilidade com tecnologias (hardware e software) para pessoas com deficiência física e motora e o projeto “Rompendo Barreiras” (UERJ). E no programa cinco, ao vivo, a participação de Edméa Santos (consultora da série), Conceição Soares e Eugênio Trivinho.

O programa é exibido às 19h pela TV Escola, via antena parabólica (analógica: Hor./Freq. 3770 e digital: Banda C Vert./Freq. 3965) e internet (http://tvescola.mec.gov.br/aovivo.html), e reprisado às 8h e às 14h. Além disso, a TV Escola é transmitida via SKY (112), Telefônica TV (694) e Embratel (123). Produzido pela TV Brasil, o programa é apresentado em reprise na grade da emissora às 5h50min.



ESCOLAS DAS DIREC 06 E 07 SERÃO CONTEMPLADAS COM O PROJETOR PROINFO

Com o propósito de levar tecnologias às salas de aula, o Ministério da Educação disponibiliza, por meio do FNDE, um projetor multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem.

Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, o projetor é diferente dos demais disponíveis no mercado por facilitar a interatividade.

Portátil e leve (apenas 5 quilos), é equipado com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB), e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador.

O objetivo é levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa. O Ministério da Educação já solicitou patente do produto.

O projetor multimídia será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.

Para receber esse equipamento, o MEC estabeleceu alguns critérios:

1. Possuir Laboratório instalado;

2. Está conectada a Internet e rede wireless(rede sem fio).


ESCOLAS PRÉ-SELECIONADAS:


  1. CAMACAN: Col.Est. Dr Flaviano

  2. CANAVIEIRAS: Col.Est.Osmário Batista

  3. COARACI: Esc.Est.Paulo Américo

  4. IBICARAÍ: Col.Est.Eduardo Spínola e Col.Est.Batista de Assis

  5. ILHÉUS: Cent.Educacional de Educação; Col.da Polícia Militar; Col.Est.Moyses Bohana; Esc.Rotary Renato Leite; Esc.Santa Angela; Grupo Esc. da Proa; Col.Est.Professor Fábio Araripe; Col.Est.Professor Jorge Calmon;

  6. ITABUNA:CIOMF;Col.Polícia Militar; CEI; Col.Est.JosueBrandão, CISO; Col.Est.CarloSalério; Esc.Est.Armando Freire; Esc.Estadual Antonio Carlos Magalhães;

  7. ITACARÉ: Esc.Est.Dr Flaviano ;

  8. ITAJUÍPE: Col.Est.Polivalente

  9. UBAITABA: Col. Est. Polivalente;

  10. UNA: Col.Est. Una;
  11. URUÇUCA: Col. Est. Carneiro Ribeiro e Col. Est. Antônio Cruz.
Caros Gestores, por favor entrar em contato com o NTE ((73) 3617-1758) e confirme se a sua escola possui os pré-requisitos para o recebimento do equipamento até o dia 29 de abril de 2011.

*Fonte: SIGETEC

quarta-feira, 20 de abril de 2011

NTE 05 REABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS


Reabertas pré-inscrições para o curso Elaboração de Projetos ( 40 h) que faz parte do pacote Proinfo Integrado proposto pelo MEC. De 20 de Abril a 01 de maio, os professores poderão gerar suas inscrições no portal do IAT AQUI. A instituição oferece 75 vagas( 45 destinado a DIREC 07 e 30 à DIREC 06). A formação está prevista para iniciar no dia 11 de maio de 2011.

O curso Elaboração de Projetos por ser um curso novo será acessível para todos os professores efetivos da rede estadual de ensino. Este curso visa propiciar a professores, gestores e coordenadores pedagógicos o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar.

Três eixos conceituais nortearão o desenvolvimento da formação: Projeto, Currículo e Tecnologias e o curso é semi-presencial com três encontros presenciais de 4 horas no NTE 05 e interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem- EAD.


PRÉ-REQUISITOS SERÃO ANALISADOS NO ATO DA HOMOLOGAÇÃO:


Possuir e-mail válido no ato da inscrição;

Ser professor efetivo;

Responder através do e-mail nte05@selecao.com.br justificativa de interesse no curso;

Ter disponibilidade de horário para participar da formação;


Segue abaixo ementa da formação:


EIXO 1 – PROJETO:


Projeto: visão histórica dos princípios constituintes do trabalho por projeto;

Projetos e o uso de Tecnologias;

Distintas instâncias de projeto na escola;

Pedagogia de Projetos e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem;

Exemplos de projetos

Elaboração do Projeto.


EIXO 2: CURRÍCULO


Currículo (concepções e tendências);

Integração de tecnologias ao currículo;

Currículo por projetos;


EIXO 3: TECNOLOGIAS


Projetos e tecnologias: abrindo as fronteiras do currículo;

Currículo na ação;

Cartografia cognitiva e mapas conceituais


Com o intuito de diminuir a evasão, o NTE 05 cria o e-mail nte05selecao@yahoo.com.br para dialogar diretamente com os pré-inscritos nos cursos. É através desse e-mail que faremos o primeiro contato onde pediremos de imediato uma justificativa de interesse para participar do evento. A iniciativa adotada pelo órgão visa envolver o professor no curso com antecedência, avisá-lo sobre o presencial, checar se o seu e-mail no ato da inscrição é válido e acima de tudo oportunizar o profissional que realmente possui interesse na capacitação. A partir do dia 03 de maio encaminharemos e-mail para os pré-inscritos. Participem !!

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL VISÃO PERIFÉRICA 2011 - 5ª EDIÇÃO


O Festival Visões Periféricas 2011 - Audiovisual, Educação e Tecnologias que já está na 5ª edição traz duas mostras competitivas para serem exibidas em sala de cinema (Visorama e Fronteiras Imaginárias), duas competitivas que exibirão os filmes na internet (Tudojuntoemisturado e Imagens Remix) além da mostra competitiva internacional ibero-americana. Além disso, o festival terá mostras temáticas, oficinas e mesas-redondas. Confira abaixo a descrição de cada mostra e, se você tem uma obra fresquinha que acabou de sair do forno ou foi produzida entre 2009 e 2011, corra para se inscrever. Você poderá ser um dos selecionados para esta edição e ganhar prêmios. Basta ler atentamente o regulamento, preencher a ficha de inscrição e enviar seu filme por meio online ou correios. As inscrições encerram no dia 20 de maio.

Clique AQUI e consulte as mostras que compõem o Festival Visões Periféricas (5ª edição).