terça-feira, 20 de julho de 2010

ESCOLA PÚBLICA X ESCOLA PRIVADA: Uma realidade da Educação no Brasil.

É o que mostrou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( Inep) na última quarta feira( 19 de julho). Das 20 melhores escolas de ensino médio do país, apenas duas são públicas. O diagnóstico, que mostra a desigualdade entre as instituições dependendo da localidade ou do gestor, está no resultado do desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009.
A média nacional, segundo o Inep, foi de 500 pontos e os cálculos de desempenho das Unidades Escolares basearam-se na média total obtida pelos alunos nas provas objetivas e na redação. As escolas particulares conquistaram os melhores resultados e lideram o ranking no país.
As duas únicas instituições públicas que constam na lista das melhores escolas são ligadas a universidades. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve média total de 734,66 e ficou com a sétima colocação e Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira, ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que aparece na 17° posição.
Com 249,25 pontos, metade da média nacional, o pior desempenho no exame foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas.
A participação no Enem é voluntária. Escolas com menos de 2% de participação de alunos no exame não tiveram suas médias divulgadas.

Confira na tabela, a relação das 20 escolas mais bem avaliadas de acordo com as notas obtidas por seus alunos no Enem 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário