- Competência para a aquisição da informação;
- Competência para a interpretaçãode informação;
- Competência para a análise da informação;
- Competência para a compreensão da informação;
- Competência para a comunicação da informação.
Todavia, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar dos seus professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professores, exige novas funções discentes e docentes, exige novas metodologias e novas ferramentas pedagógicas.
Novas ferramentas pedagógica: enquanto a imprensa tornou possível novas formas de ler, as tecnologias da informação e comunicação trazem novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, as quais estamos apenas começando a vislumbrar (Leia as 9 dicas de como começar a utilizar as tecnologias na sala de aula postadas neste Blog).
Graças a essas novas ferramentas pedagógicas - as TICs -, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e às vezes, nem mesmo a principal. A escola também já não pode proporcionar toda a informação relevante, pois esta é muito volátil e flexível. O que se pode fazer é formar os alunos para que tenham acesso à informação e principalmente darem sentido a esta informação .
(Retirado do texto: "A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter a informação em conhecimento" - Juan Ignácio Pozo)
Iara Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário