terça-feira, 1 de março de 2011

Integração das TICs na sala de aula



Em nossa enquete, 95% dos participantes ACREDITAM que a integração das tecnologias na sala de aula concorre para a melhoria do ensino e da aprendizagem!!!
Pois bem, uma das metas essenciais da educação para atender à demanda das novas exigências da sociedade da aprendizagem é fomentar nos alunos capacidade de gerir o conhecimento, além de muitas outras competências, como as interpessoais, afetivas e sociais. Essa nova cultura da aprendizagem requer, a partir das diferentes áreas do currículo, cinco tipos de capacidade para a gestão metacognitiva

  1. Competência para a aquisição da informação;
  2. Competência para a interpretaçãode informação;
  3. Competência para a análise da informação;
  4. Competência para a compreensão da informação;
  5. Competência para a comunicação da informação.

Todavia, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar dos seus professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professores, exige novas funções discentes e docentes, exige novas metodologias e novas ferramentas pedagógicas.

Novas ferramentas pedagógica: enquanto a imprensa tornou possível novas formas de ler, as tecnologias da informação e comunicação trazem novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, as quais estamos apenas começando a vislumbrar (Leia as 9 dicas de como começar a utilizar as tecnologias na sala de aula postadas neste Blog).


Graças a essas novas ferramentas pedagógicas - as TICs -, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e às vezes, nem mesmo a principal. A escola também já não pode proporcionar toda a informação relevante, pois esta é muito volátil e flexível. O que se pode fazer é formar os alunos para que tenham acesso à informação e principalmente darem sentido a esta informação .



(Retirado do texto: "A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter a informação em conhecimento" - Juan Ignácio Pozo)





Iara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário