quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aprender sempre

"A formação continuada não é moda passageira. Reflete o mundo cada vez mais veloz em que vivemos, que se nova a cada instante". - Ricardo Prado - Revista nova Escola.
O fragmento acima inicia um texto que traz algumas reflexões sobre esse admirável mundo que cabe na tela de um computador. Instituição como a escola, principalmente, que antes oferecia o conheciemnto, o qual não poderia acontecer de outra forma, não só do ponto de vista dos conteúdos, como também de ascenção social, hoje precisa quebrar rupturas, "perde esse lugar e não pode mais repousar na especificidade de conhecimentos que só seriam conquistados lá". (Bruno Dallari - UCSP). Se a escola mudou, os alunos também. "O jovem de hoje é muito mais curioso e interessado do que os de antigamente, não desinteressados, como muitos dizem", afirma Dallari. " A maior oferta de informação também faz com que ele crie um percurso próprio na aquisição do conhecimento".
O texto ainda destaca:
  1. Espaço de improviso - Se a escola e os alunos mudaram, muitos professores seguem o mesmo caminho. Quanto mais o professor tematiza com os colegas o que acontece na sala de aula, mais terá condições de lidar com questões inesperadas.O ideal é trazer questões, não saber tudo. Só assim se cria a noção de que todos aprendem.
  2. Um processo lento- A formação continuada só se torna eficiente quando é permanente. As teorias de construção da aprendizagem mostram que o conhecimento consiste numa reestruturação dos saberes anteriores, mais que na substituição de conceitos por outros.

Concluindo, tão importante quanto formar um grupo de estudos nas escola é aliar paciência com persistência. Não há razão para ter pressa quando entramos numa estrada que sabemos que nunca termina.

Quer saber mais? Aprendizes e Mestres - A Nova Cultura da Aprendizagem - Juan Inácio Pozo- Ed. ArtMéd.

Assista ao vídeo: Nova escola? A formação do professor e a chegada da geração "Y" na sala de aula- Parte 1/2. Vale a pena!!

Iara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário