sexta-feira, 3 de setembro de 2010

MULTIPLICADORA DO NTE-05 SE ESPECIALIZA EM EAD

Aconteceu em Valença/BA, no dia 28/08/2010 a Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Primeira Turma de Especialização em Educação à Distância, promovido pela Universidade Aberta do Brasil – UAB em parceria com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O evento contou com a participação da professora Multiplicadora do NTE 05, Gizélia Bertoldo que defendeu o título de Especialista com o artigo FORMAÇÃO DOCENTE E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM.

O referido artigo trata dos cursos promovidos pelo NTE 05 sobre os Objetos Digitais de Aprendizagem (OAD) e sua utilização na prática da sala de aula. Analisa os dados colhidos com 26 professores cursistas, assim como a transcrição de citações no Moodle, ambiente virtual, onde o curso foi desenvolvido cruzando-os com dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas brasileiras e também com os estudos de autores que se dedicam as questões referentes às tecnologias no meio educativo.

Inicialmente, propõe explicar o que é um Objeto Digital de Aprendizagem, inclusive com a definição dos elementos que devem constar no conceito de ODA. Apresenta os ODAs como mediadores atuantes na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e ratifica a importância da formação continuada dos professores na área tecnológica para que os novos recursos, a exemplo dos ODA e novas metodologias, sejam utilizados no processo de ensino e aprendizagem.

Quem desejar ver na íntegra todo o artigo basta enviar e-mail para gizbertoldo@hotmail.com e teremos prazer em enviar o arquivo.

3 comentários:

  1. aeeee Gizzaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!
    moral é pra quem pode!!!!!
    e inteligência é pra quem tem!!!!!!
    Parabéns, minha querida colega!!!
    Todo suceso do mundo pra vc!!!
    Tou indo lah conferir sua produção tendo a agradável certeza do q me aguarda...

    Abço e bjo se Braz deixar rsrsrsss

    ResponderExcluir
  2. OI GIZÉLIA, PARABÉNS POR ESTE TÍTULO. QUE SEU TRABALHO SE MULTIPLIQUE E FRUTIFIQUE EM NOSSA REGIÃO!
    PROF JOSÉ ANTONIO BOVE.

    ResponderExcluir