sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Programa Um Computador por Aluno



UM COMPUTADOR POR ALUNO, PROJETO QUE VIROU REALIDADE NUMA ESCOLA DE ITABUNA.

O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA - do governo federal, tem por objetivo ser um projeto educacional que além de promover a inclusão digital visa aumentar a motivação e auto-estima dos alunos. Aqui na Bahia quatro municípios receberam esses equipamentos entre eles, Itabuna. O Colégio Estadual Carlos Salério comemora a indicação do governo Federal no recebimento do projeto UCA. A escola foi contemplada com quatrocentos e oitenta e cinco laptops que serão distribuídos para os alunos dos três turnos. As equipes do MEC responsáveis pela montagem dos equipamentos já estruturaram a banda larga sem fio para que todos os alunos possam acessar a internet em todos os espaços do colégio. Para a diretora Maria Dolores a vinda dessas máquinas reforça o compromisso dos governos com a educação boa e de qualidade e afirma que é sim uma realidade da educação pública os alunos terem acesso a um computador portátil, a preocupação, segundo ela, é com a segurança desses equipamentos e espera que os alunos sejam os guardiões desses notebooks.

Com cores alegres, em formato de uma maleta e testados para sobreviverem aos impactos de quedas, espera-se que os notebooks tenham um caráter educativo e que dinamizem as aulas dos professores.

O projeto piloto ainda está em fase de implementação e até o momento não foi autorizado para iniciar as atividades. Segundo o Centro de Tecnologia Educacional ( CTE/IAT) o projeto na Bahia encontra-se na 1ª fase com expectativa de começo ainda neste ano e a Universidade Federal da Bahia será a responsável pela capacitação dos seus professores.

O NTE 05 conferiu de perto a alegria da escola pelo recebimento do maquinário e também teve o prazer de se deliciar com esse mais novo instrumento da nova geração da educação, um computador portátil para cada aluno. Para saber mais sobre o projeto acesse o portal www.uca.gov.br .


Nenhum comentário:

Postar um comentário