segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Internet nossa de cada dia

A cada instante de nossas vidas estamos sempre fazendo conexões com o presente, o passado e até mesmo com o futuro. O link destas conexões pode ser uma palavra, uma leitura , uma música, um desenho, o cheiro, a dor e outros. É incrível quando observamos a capacidade que nossa mente tem de fazer “n” conexões partindo destes ícones.

Ao som de uma música minha mente é capaz de me transportar para um momento ímpar. Num bate-papo com os colegas, tenho condições de reportar-me a outro contexto, partindo de um link selecionado no momento da fala de um deles, e neste confabular, me conecto no hipertexto pelo simples fato de ter uma mente interligada na rede por meio da nodalidade.

Enquanto muitos se encantam, espantam, pasmam diante da tecnologia, eu fico encantada e apaixonada pela nossa Internet de cada dia que está pertinho de nós, basta que olhemos para nós mesmos e seremos capazes de perceber o grande universo que é a Internet .

Fazemos conexões a cada segundo, conseguimos navegar nesta rede de conexões para qualquer lugar do mundo, até mesmo sonhando. Jamais esqueçamos que temos uma mente capaz de conexões incríveis e é isto que acontece na Internet.

A Internet é considerada uma tecnologia intelectual ( Levy, 1993 e Lima Jr, 1997). As tecnologias intelectuais começaram a surgir a partir dos primeiros momentos em que foram criados dispositivos materiais que permitissem conexões artificiais para imitar o processo de pensar da inteligência humana. Atualmente, a Internet exemplifica uma tecnologia intelectual, por interface na forma humana de pensar, desencadeando o surgimento de uma nova ecologia cognitiva e, por outro lado, porque possui uma estrutura que imita o funcionamento cognitivo humano, como uma rede.

Pierry Lévy (1996) desenvolve um paralelo entre a tecnologia e o pensamento humano (cognição) e cunha um conceito-chave para elucidação da natureza das novas tecnologias: a metáfora do hipertexto. No sentido da imitação da cognição humana, a tecnologia é um hipertexto, porque corresponde a uma nova forma de organização artificial da informação que imita a mente humana. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos e outros. ( Levy, 1993,p.33).

Nas atuais tecnologias intelectuais, como a Internet, o desenvolvimento de interface tem permitido uma progressiva experiência de interatividade na comunicação e na construção do conhecimento, de uma composição coletiva do pensamento humano.

Maria Helena Dutra de Almeida Goes

Pedagoga, Supervisora Escolar( Fespi,); integrante do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Itabuna, Pós-Graduada em Informática Educativa(UEFS),Especialista em Gestão e Planejamento de Sistemas de Ensino a distância(UNEB).

Um comentário:

  1. Muito bom!,
    gostei de saber dessa conexão que existe entre pessoas com a internet.eive

    ResponderExcluir