A partir de 2011, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) começará a oferecer programas de pós-graduação stricto sensu a distância. "Educação infantil" e "Docência em Matemática para escola básica" estão previstos como os primeiros mestrados profissionais a serem oferecidos no programa pela UAB.
Os programas já estão sendo elaborados e se encontram bem adiantados, a previsão é de que o edital de seleção seja lançado ainda no final deste ano. As aulas são todas realizadas pela internet, onde o aluno do curso não precisa sair de casa. Se desejar pode realizar um apoio presencial em instituições físicas. As aulas online podem ser feitas em diferentes períodos do dia. È só você escolher qual se encaixa melhor com sua rotina. O programa de Mestrado EAD UAB promete ser um dos melhores nessa modalidade. Essa grande novidade estará disponível inicialmente apenas para os professores do Estado do Rio de Janeiro.
A UAB já disponibiliza cursos a distância de graduação e especialização, mas será a primeira vez que um curso stricto sensu será realizado nesta modalidade. Para obter mais informações clique AQUI.
O Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador, está com inscrições abertas − até o dia 27 de outubro − para o curso de especialização em Educação Especial, voltado para professores da rede pública vinculados à Secretaria estadual da Educação (SEC).
As inscrições, gratuitas para 160 vagas, podem ser realizadas das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sala de eventos do DEDC, ou pelos Correios (Sedex), com envio da documentação para o endereço especificado no editalda seleção. Maiores informações acesse o site da Instituição AQUI.
Fonte: UNEB-Núcleo de Jornalismo / Assessoria de Comunicação
Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, receberá até 07/11/2010, inscrições de projetos sociais que se destinam aos Programas de Proteção à criança e ao adolescente, aprovados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente que preferencialmente utilizem as tecnologias da informação e da comunicação para promoção do desenvolvimento humano.
A Ação Social é um dos pilares do Oi Futuro. O objetivo é o fortalecimento da autonomia do indivíduo, a participação social e a diversidade cultural, que contribuam para transformar a realidade de crianças e adolescentes da juventude popular contemporânea.
Serão aceitos projetos que possibilitem a recuperação, tratamento ou readaptação social de crianças e jovens em situação de risco social.
Para inscrever seu projeto acesse http://200.150.146.90/fia/2010.
As dúvidas deverão ser encaminhadas para oifuturofia@oi.com.br.
Veja o que diz a reportagem publicada pela ISTOE sobre a escrita manual:
A ciência comprova que redigir textos de próprio punho melhora o raciocínio, a linguagem e a memória
Paula Rocha
REDAÇÃO Giovanna Vieira faz caligrafia para melhorar a letra
A estudante de aviação civil Giovanna Vieira faz parte da geração que já nasceu conectada. Aos 19 anos de idade, ela passa pelo menos duas horas por dia na frente do computador e carrega para cima e para baixo seu celular com tela sensível ao toque. Mesmo declarando-se uma adepta das mensagens de texto e e-mails como forma de comunicação, Giovanna matriculou-se há um mês e meio na Escola de Caligrafia De Franco, uma das mais antigas de São Paulo. “Decidi fazer caligrafia porque achava minha letra muito feia”, conta ela. “No começo, meus amigos disseram que isso era coisa de velho, mas hoje eles até elogiam meu avanço.”
Segundo estudos recentes das Universidades de Indiana e Washington, nos Estados Unidos, a atitude de Giovanna não só ajudará a melhorar sua letra como também poderá garantir a saúde de seu cérebro. Utilizando um aparelho de ressonância magnética, os pesquisadores do departamento de psicologia e neurociência da Universidade de Indiana detectaram maior atividade neural no cérebro de crianças que haviam praticado a escrita à mão, em comparação com aquelas que apenas observavam letras numa tela. Já as imagens de cérebros de adultos analisadas pela Universidade de Washington indicaram que os movimentos sequenciais das mãos necessários para a escrita, ativam as áreas cerebrais responsáveis pelo raciocínio, linguagem e processamento da memória.
Com a popularização dos notebooks, smartphones e tablets, era de se esperar que a escrita à mão caísse em desuso, mas o professor Antonio De Franco Neto – há 45 anos no ensino da caligrafia, ofício herdado do pai e do avô – diz não temer os avanços da tecnologia. “O computador surgiu para auxiliar a escrita, não para substituí-la”, acredita ele, que tem cerca de mil alunos matriculados no curso. “Com a maior exigência dos vestibulares e concursos, os estudantes de hoje têm procurado melhorar sua escrita”, afirma. A maioria dos alunos de sua escola é composta de jovens a partir dos 11 anos, a idade em que a letra da pessoa amadurece, segundo De Franco.
Curiosamente, os eletrônicos modernos também podem, de forma inesperada, ajudar a perpetuar a caligrafia. No mercado americano já estão disponíveis aplicativos como o “WritePad”. Ao custo de US$ 3,99, o programa transforma palavras escritas na tela, com o dedo ou caneta, em textos digitais, que podem ser usados em mensagens e e-mails. Outro aplicativo, chamado “abc PocketPhonics”, de US$ 1,99, funciona como um jogo, que estimula as crianças pequenas a desenhar letras com os dedos na tela. É a caligrafia a serviço dos novos tempos.
A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, está com inscrições abertas para a Seleção de Cadastro de Reserva de Tutores Presenciais para o Curso de Graduação a Distância, Licenciatura em Letras Vernáculas, as inscrições iniciam hoje, dia 22/10/2010 e se estendem até o dia 08/11/2010, maiores informações clique AQUI.
A coordenadora geral do NTE 05 , Julianna Bráia, participa do curso Gestão de Pessoas na Administração Pública oferecida pelo Instituto Anísio Teixeira entre os dias 18 a 22 de outubro em Salvador. A iniciativa do IAT é oferecer subsídios técnicos aos gestores de NTEs para atuarem com eficiência e eficácia no planejamento estratégico para 2011. No curso estava presente a coordenação da Educação a Distância ( CTE), A Diretoria Regional de Educação a Distância ( DIRED) e demais servidores do Instituto. No primeiro dia do evento, o administrador e palestrante , Carlos Maurício, abordou aspetos que foram desde os conflitos encontrados nas relações interpessoais entre gestores e servidores estaduais a assuntos relacionados à administração direta e indireta do serviço público.
O I Seminário do Curso Técnico em Logística, organizado pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), em Ilhéus, aborda o tema geral ‘Desafios de uma nova profissão num contextoregionalizado: processos e perspectivas’. O objetivo é refletir sobre o perfil desse profissional e o desenvolvimento do mercado regional, nessa área. A abertura nesta quinta-feira (7) teve a presença de professores, alunos, técnicos, especialistas do setor e representantes da 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-6). O evento prossegue até sexta-feira (8), na sede da instituição, na Avenida ACM, no Malhado.
Ao falar para os futuros profissionais, o diretor da Direc-6, Ednei Mendonça, destacou a importância da educação profissional oferecida no CEEP (antigo Colégio Estadual) para o desenvolvimento sulbaiano. “Essa é uma ação estratégica de governo, em toda a Bahia, que elevou de 1.3 mil para 42 mil vagas a oferta nos cursos profissionalizantes, com o objetivo de promover uma revolução sócio-econômica nas diversas regiões do estado”, defende Ednei.
Na primeira palestra do evento, o professor e coordenador do curso de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), José Morett, ensinou aos jovens como construir uma carreira de sucesso. O evento também inclui mesas redondas e mini-cursos sobre temas como ‘Logística Reversa e Meio Ambiente’, ‘Saúde e Segurança no Trabalho’, ‘Empreendedorismo’, ‘Inclusão e Mercado de Trabalho’, ‘Estoque e Almoxarifado’ e ‘Sistemas Intermodais’, entre outros.
Este trabalho trata-se de uma alternativa metodológica de ensino e aprendizagem na perspectiva de fazer refletir o uso de jogos de computadores como instrumento de aproximação e articulação do lúdico na prática pedagógica. Tem por objetivo estabelecer uma forma de comunicação pedagógica facilitadora no processo de ensino e aprendizagem refletindo no despertar do educando em conceitos e habilidades para a construção do conhecimento promovendo uma mudança comportamental.
Neste processo, os alunos ensinam ao professor a jogar e, sugere diferentes tipos de brincadeiras, pois a falta de experiência com jogos virtuais pelos professores faz com que sua aplicação na prática pedagógica seja restrita.
É na aplicação dos jogos virtuais no computador associado ao processo de ensinar e aprender que levam os alunos a despertar a curiosidade pelos conteúdos estudados e desenvolvam competências necessárias para sua vida como cidadão produtivo, empreendedor, responsável socialmente e com a auto-estima elevada.A forma como os alunos se sente parte do processo de ensinar e aprender proporciona um “conforto” com o aprendizado e ajuda a criar um vínculo afetivo entre professor e aluno.
O próprio jogo pela sua característica apresenta uma realidade virtualmais próxima possível da realidade real é o quecativa os alunosa seguir e obedecer as regras dos jogos para chegar ao fim que évencer, ser o seu próprio herói, alguns se identificam com os próprios personagens ou se encontram em determinada situação. É onde entra a intervenção do professor em buscar dentro dos jogos uma ligação com os conteúdos tendo o propósito de ser ampliados em sala de aula.
As atividades com jogos constituem um recurso didático de grande importância, pois deve estabelecer uma ponte entre o lúdico e o conteúdo proposto.Aplicação de jogos na educação tem como conseqüência uma aprendizagem divertida. São situações na medida em que o professor deve saber propor boas questões aos alunos que irão potencializar a capacidade para compreender e explicar os fatos e conceitos, fazendo uma reflexão crítica sobre os jogos
Logo, o jogo é livre, uma atividade voluntária não é vida real, o aluno cria ou obedece a sua própria ordem. O nosso desafio é articular o lúdico na prática pedagógica estabelecendo uma forma de comunicação pedagógica e facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. Tendo como reflexo o despertar do educando em conceitos e habilidades para a construção do conhecimento de forma lúdica e crítica, promovendo uma mudança comportamental.
Saionora CArdoso
(1) Catarina Alves Sousa: Mestra em Botânica – UFBAEspecialista em Sistema e Gestão em EaD e em Informática EducativaProf. Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional NTE05e-mail: rizomadez@yahoo.com.br
(2)Saionara Cardoso Santos: Especialista em Tecnologias Educacionais PROINFO/PUC – RIO,Graduada em Pedagogia – UESCProf. Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional NTE05,e-mail: saionarasantos@yahoo.com.br