quarta-feira, 23 de abril de 2008

Oficina Linux Muriqui

Sendo as ferramentas tecnológicas da informação e de comunicação aliadas de grande valor nos processos de aprendizagem e conhecendo as potencialidades dos Aplicativos Educacionais do Linux Muriqui, construímos uma oficina para apresentar esses aplicativos, capacitando os professores a planejar, conduzir e avaliar as atividades pedagógicas com o uso de conteúdos educacionais digitais disponíveis no Linux Muriqui.
O que vem a ser Muriqui?
O nome dado ao sistema, Muriqui Linux, é uma homenagem ao trabalho desenvolvido pela Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada na Fazenda Montes Claros, em Caratinga, que abriga a maior população de Muriqui ou Mono-Carvoeiro ( Brachyteles hypoxanthus ), o maior macaco do continente americano e um dos mais raros e ameaçados primatas do planeta. E seu comportamento é caracterizada pela harmonia, ou seja, não há disputa pelo poder e nem por parceiros. A palavra muriqui significa gente tranqüila, na língua tupi.

A Oficina aconteceu no dia 08/04/2008 no NTE 05 - Itabuna, conhecemos os programas Calc, Writer e Impress com uma breve atividade terminando como salvar esses documentos de forma que abrirá em qualquer sistema operacional.

Em seguida foi apresentado os Aplicativos Educacionais no Muriqui Linux 1.4-6

Educacional Gcompris - um aplicativo francês, traduzido para o português, voltado para crianças de 4 a 8 anos de idade. Esta versão atende com especificidade portadores de necessidades especiais.

Mais detalhes sobre o aplicativo veja no site:
http://www.muriquilinux.com.br/

As professoras convidadas para conhecer os aplicativos educacionais Gcompris, ficaram entusiasmadas com as possibilidades de uso dos diversos jogos e atividades interativas , que com certeza irão fazer a diferença na qualidade das aulas e aprendizagem de seus alunos portadores de necessidades especiais ou não.
Veja algumas fotos da Oficina Muriqui:

Professora multiplicadora Thanya Dias e as professoras convidadas conhecendo os aplicativos do Muriqui. Aprendendo com o relógio, atividades de matemática, leitura, entretenimento, manipulação do mouse, atividades experimentais, etc.

2 comentários:

  1. Parabéns a todos(as) que estão no caminhar da educação inclusiva.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos e todas que participaram desta oficina.
    Abraços.

    ResponderExcluir