terça-feira, 5 de agosto de 2008

Visita ao Colégio Municipal Diógenes Vinhais - Itajuípe Bahia




A visita aconteceu no dia 16 de agosto de 2008 e as atividades ocorreram a partir de 9:00h nos turnos matutino e vespertino com turmas diferentes. Houve participação de 32 professores o que corresponde a praticamente todos os profissionais do colégio.
O objetivo da visita era apresentar o Linux Educacional e fazer oficina de Writer. O coordenador do NTE 05, profº Jorge Hamilton iniciou as atividades explanando o que é software livre e Linux Educacional. Depois discutimos o que é NTE e qual seu objetivo, inclusive entregamos cartão de visita para todos os presentes com os diversos endereços do NTE deixando claro que deveriam nos procurar quando necessitassem de ajuda.
Quase toda turma tem educação digital. Vale salientar que alguns professores já estavam utilizando o labin em suas atividades apesar de ainda não levarem os alunos. A turma demonstrou muito interesse com as atividades desenvolvidas: exploração das Obras de Domínio Público, DVD Escola, Jogos, Hinos Nacionais, etc e a oficina de writer. Percebi que eles ficaram encantados com os aplicativos educativos do Linux.
Acredito que o corpo docente está apto para utilizar o labin com seus alunos. Saliento que foi solicitado oficinas diversas como Impress e Calc, além de blog.



VISITA AO COLÉGIO MUNICIPAL PEDRO CATALÃO EM ITAJUÍPE BAHIA





A visita ao COLÉGIO MUNICIPAL PEDRO CATALÃO de 1ª a 4 série do Curso Fundamental ocorreu no dia 17 de agosto de 2008 e tinha como objetivo apresentar o Linux Educacional e realizar oficina do editor de texto BrOffice.org Writer.
Fizemos uma pequena explanação sobre Software Livre e o porque do governo Federal optar pelo Linux Educacional.
Trabalhamos bastante com o Tux Paint como os objetivos de desenvolver a coordenação motora para o uso do mouse, realizar atividade prazeirosa e sensibilizadora para o uso do computador, além de despertar nos professores a vontade de conduzir seus alunos ao labin para a utilização do Tux e outros aplicativos nas diversas disciplinas inclusive Artes.
Os professores conheceram alguns jogos educativos, as obras de Domínio Público, o DVD Escola e os Hinos Nacionais, além do editor de texto Writer.
As atividades findarm-se as 17:00 e foram proveitosas para todos. Os professores ficaram entusiasmados com o Linux Educacional especialmente com o Tux e os jogos e pediram que a presença do NTE 05 fosse mais constante para continuarem o processo de inclusão digital.

CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL




Aconteceu no Colégio Estadual Eraldo Tinoco em Itabuna Bahia o Curso Introdução à Educação Digital – Proinfo Integrado - viabilizado pelo Governo Federal artavés do MEC e conveniado com a SEC/BA.
O curso teve duração de 40 horas e ocorreu no período de 21 a 25 de julho de 2008.
Os professores participantes pertenciam aos colégios estaduais CIOMF, General Osório e Félix Mendonça.
O curso foi ministrado pelas professoras multiplicadoras Gizélia Bertoldo e Iara Santos. Na ocasião foram discutidos temas como Software livre, inclusão digital, apresentado o Linux Educacional com exploração de seus aplicativos educativos como o Tux Paint, os Jogos, as Obras de Domínio Público, o DVD Escola. Aprendeu-se também a utilizar o Amarok, o showfoto, pen drive, queimar cd, o editor de texto writer, o Calc, o Impress, pesquisar na internet e passar e-mais com e sem anexos.
Segundo avaliação oral e escrita dos participantes, o curso foi ótimo havendo bom aproveitamento e atingindo os objetivos propostos. Ficaram felizes por conheceram o Linux Educacional e utilizaram seus aplicativos podendo a partir de agora utilizar o labin com seus alunos.
Os cursistas pediram para participarem do Curso Proinfo 120 horas.