sexta-feira, 20 de junho de 2008




COARACI EM EVIDÊNCIA

Nos dias 17 e 18 de junho, o NTE 05 se fez presente em Coaraci com o objetivo de melhorar as competências e habilidades dos professores no uso do laboratório de informática, para tanto realizou as 03 atividades seguintes

Oficina de informática básica

Destinada a professores dos colégios Almakazir e Pestalozzi ocorreu no dia 17/06/08 e contou com a participação de 06 (seis) professores.

O evento apesar de não contar com a presença de todos os professores inscritos foi muito bem aproveitado pelos docentes envolvidos que participaram ativamente e se mostraram entusiasmados com a possibilidade de adquirirem as habilidades necessárias para realizarem suas atividades pedagógicas com mais autonomia.












Projeto Arte no computador

Professoras do colégio Almakazir estão realizando um projeto e dentro deste há um subtema chamado Arte no Computador, cujo objetivo é fomentar a utilização do computador para a realização de diversas expressões artísticas.
Diante disso, o NTE 05 foi convocado para ajudar na exploração de alguns softwares que servem para este fim. Vejam as atividades desenvolvidas:

1. Desenvolvimento das noções básicas do uso do Move Meker, iniciando dessa maneira a desenvolver as habilidades necessárias para a construção de vídeos. No final cada dupla conseguiu montar um pequeno vídeo muito legal utilizando fotografias.

2. Foi apresentado o Publisher e os professores perceberam que diversas atividades escolares poderiam ser efetuadas utilizando este software, no final elas conseguiram ter as noções básicas necessárias à utilização dessa ferramenta, e como produto confeccionarem belíssimos calendários.

3. O Paint foi o outro objeto de apreciação, sendo que algumas professoras já o conheciam e utilizavam em algumas atividades. Tentamos então responder a algumas perguntas sobre seu uso e realizamos algumas atividades rápidas mostrando o potencial do programa.

Participaram deste evento 10 professoras e acredito que o objetivo da oficina foi atingido já que as professoras conheceram ferramentas que podem contribuir com o projeto que está sendo executado no colégio.

Oficina de Impress

Estavam inscritos 07 professores do colégio Pestalozzi, mas infelizmente só 03 compareceram, por isso 07 alunos foram convidados a participarem do evento.

A atividade foi realizada durante toda manhã e foram dadas as noções básicas para a montagem de slides no Impress, inclusive uma apostila impressa foi deixada com todos os participantes do evento para que consultassem em caso de dúvida.

Houve boa participação nas atividades desenvolvidas e as 03 professoras obtiveram mais este conhecimento, andando a passos largos para melhor se integrarem ao mundo tecnológico que vivemos.

Quanto aos alunos, são muito ágeis e rapidamente assimilaram o conteúdo. Eles serão possivelmente monitores dos professores ao utilizarem o labin como ferramenta pedagógica na melhoria do processo ensino e aprendizagem




Colégio Luís Viana Filho em Almadina

O laboratório está montado faltando apenas à instalação do ar condicionado que, aliás já está comprado. Diante disso, O NTE 05 foi convocado para auxiliar os professores no uso de mais esta ferramenta pedagógica e foi com muito prazer que cumprimos mais esta missão.
Inicialmente fizemos as apresentações dos participantes do evento e também do NTE 05 e qual a sua função. Entregamos os vários endereços para que eles pudessem entrar em contato diretamente com o núcleo caso necessitassem, também realizamos a pesquisa escrita que foi respondida por todos os presentes.
Apresentamos o LINUX EDUCACIONAL e achei que os professores ficaram encantados com os diversos programas educativos que ele contém. Deixei claro a necessidade de exploração dos softwares para que os professores possam utilizá-los adequadamente em suas aulas. Sugerir inclusive que nos momentos de AC e nos sábados letivos destinados ao planejamento estes sejam feitos no laboratório para que haja a exploração dos computadores. Deixei claro da necessidade de levar os alunos para o labin buscando desse jeito um melhor aperfeiçoamento do processo ensino e aprendizagem.
Fizemos também a OFICINA DE WRITER em que eles aprenderam a trabalhar com esse editor de texto. Não houve muita dificuldade já que muitos tinham contato com computadores em diversos lugares. Eles perceberam também que o writer é semelhante ao Word e que era necessário ter um pouco mais de atenção já que algumas ferramentas e palavras são diferentes deste.
Essas atividades também foram desenvolvidas no noturno.
Houve a participação de quase todos os professores do colégio e a direção também se fez presente nas atividades desenvolvidas.