terça-feira, 29 de abril de 2008

NTE NA ESTRADA - Buerarema (2ª turma)













Turma animada e interessada foi a segunda turma do Colégio Enedina Oliva de Buerarema (as fotos da primeira turma estão na máquina da diretora, viu pessoal da primeira turma!!!). Por também já terem conhecimento básico de informática a oficina transcorreu pouco no âmbito técnico e muito mais nas discussões sobre software livre e uso dos aplicativos do MEC na prática escolar. O básico do Linux Educacional foi desvendado sem grandes dificuldades, vimos támbém a questão da transferência de dados de periféricos para as máquinas e vice-versa e trabalhamos com o editor de textos Writer. Atendendo a pedidos dos profs. uma oficina de 4 horas só com o editor de apresentações multimídia BrOffice Impress tá marcada.
E isso é só o começo, galera....
Abços a todos, nos veremos logo.....

sexta-feira, 25 de abril de 2008

NTE NA ESTRADA - Arataca












Foi um dia muito agradável para mim, Oldair, representando o NTE 05, naquele primeiro contato com os professores do Colégio Estadual Bráulio Xavier de Arataca no estudo do Linux Educacional e seus aplicativos no laborátorio que a escola recebeu do MEC e montou. O quadro de professores e direção é muito jovem, alegre, disposto e interessado. Não houve nenhuma dificuldade no manuseio tanto do sistema operacional quanto dos aplicativos do MEC e do BrOffice. Os dvds educacionais, os objetos do RIVED e os jogos educativos foram a sensação, e a criatividade dos profs. na montagem de apresentações multimídia usando o BrOffice Impress garante o uso consciente, dinâmico e criativo que aquela unidade escolar fará dessa nova ferramenta educativa. Foi muito positivo esse nosso primeiro encontro.
Ae galera, espero voltar breve aí e saber de novidades vividas nesse ambiente.
Saudades de todos e do feijão tropeiro do almoço.
Gostaria de colocar todos aqui, mas o espaço é pequeno para tantos...
Abços...

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Oficina Linux Muriqui

Sendo as ferramentas tecnológicas da informação e de comunicação aliadas de grande valor nos processos de aprendizagem e conhecendo as potencialidades dos Aplicativos Educacionais do Linux Muriqui, construímos uma oficina para apresentar esses aplicativos, capacitando os professores a planejar, conduzir e avaliar as atividades pedagógicas com o uso de conteúdos educacionais digitais disponíveis no Linux Muriqui.
O que vem a ser Muriqui?
O nome dado ao sistema, Muriqui Linux, é uma homenagem ao trabalho desenvolvido pela Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada na Fazenda Montes Claros, em Caratinga, que abriga a maior população de Muriqui ou Mono-Carvoeiro ( Brachyteles hypoxanthus ), o maior macaco do continente americano e um dos mais raros e ameaçados primatas do planeta. E seu comportamento é caracterizada pela harmonia, ou seja, não há disputa pelo poder e nem por parceiros. A palavra muriqui significa gente tranqüila, na língua tupi.

A Oficina aconteceu no dia 08/04/2008 no NTE 05 - Itabuna, conhecemos os programas Calc, Writer e Impress com uma breve atividade terminando como salvar esses documentos de forma que abrirá em qualquer sistema operacional.

Em seguida foi apresentado os Aplicativos Educacionais no Muriqui Linux 1.4-6

Educacional Gcompris - um aplicativo francês, traduzido para o português, voltado para crianças de 4 a 8 anos de idade. Esta versão atende com especificidade portadores de necessidades especiais.

Mais detalhes sobre o aplicativo veja no site:
http://www.muriquilinux.com.br/

As professoras convidadas para conhecer os aplicativos educacionais Gcompris, ficaram entusiasmadas com as possibilidades de uso dos diversos jogos e atividades interativas , que com certeza irão fazer a diferença na qualidade das aulas e aprendizagem de seus alunos portadores de necessidades especiais ou não.
Veja algumas fotos da Oficina Muriqui:

Professora multiplicadora Thanya Dias e as professoras convidadas conhecendo os aplicativos do Muriqui. Aprendendo com o relógio, atividades de matemática, leitura, entretenimento, manipulação do mouse, atividades experimentais, etc.